quarta-feira, 22 de junho de 2016

Filme/Anime - O Jardim das Palavras & Vozes de uma Estrela Distante

Olá sonhadores como vão vocês?

O frio ainda continua e estamos realmente no inverno agora, parece que esse vai ser um inverno longo, tomara que sim.

Hoje temos animes, um filme e uma OVA, do mesmo diretor Makoto Shinkai, que eu vi recentemente na Netflix, o catalogo de animes estão aumentando e tem variedades, o que é ótimo.

O Jardim das Palavras 


O Jardim das Palavras é um filme de 2013,  é um projeto original, com características de drama, psicológico, romance e slice o life (cotidiano real), censura de 12 anos e de uma fotografia belíssima,  recentemente a Editora New Pop informou que vão laçar a adaptação em mangá, veja a sinopse:

Takao, que está treinando para ser sapateiro, matou aula e está desenhando sapatos em um jardim japonês. Ele conhece uma misteriosa mulher, Yukino, que é mais velha do que ele. Então, sem marcar os horários, os dois começam a se ver periodicamente, mas somente em dias chuvosos. Eles aprofundam sua relação e se abrem um para o outro, mas o fim da temporada de chuva logo se aproxima… (Fonte: Filmow)

É aquele belo drama japonês de romance proibido, aquela angustia dos personagem, a divagação sobre a existência. Quem ver muito anime e dramas, já está acostumado e quem nunca viu pode achar um pouco demorando o desenrolar da estória, por ela bem sutil e lenta, dando toda atenção ao sentimentos e desenvolvimento dos personagens.


Eu disse logo acima que a fotografia era belíssima, e serio, nunca tinha visto algo tão bonito assim, as vezes dava para confundi se era real ou era animação com tanta riqueza de detalhes. Com 46 minutos, o filme foi feito para aqueles minutos e não tem a sensação de que tinha que ter mais ou menos tempo de filme, a estória é redonda e deixa um final aberto para os espectadores imaginarem como poderá ser o futuro dos personagens.


Takao com o seu sonho arcaico de ser sapateiro, que hoje em dia ninguém quase não vê profissionais assim, eu na minha vida fui somente uma vez num sapateiro, que tive que correr bastante para encontrar um. E temos a Yukino que ficou traumatizada por um acontecimento que ocorreu com ela se isolou um pouco do mundo. O encontro dos dois no jardim aos poucos dá coragem para Takao seguir seu sonho e Yukino superar sua pequena depressão, ambos sabem que os sentimentos que se desenvolve é algo proibido por Takao ser menor de idade e pela profissão de Yukino que é antiético e imoral, essa aproximação.

Trailer 


Vozes de uma Estrela Distante


Vozes de uma Estrela Distante é um OVA ( siglas para Original Video Animation ou Original Anime Video, que pode ter mais de um episodio, que vai direto para o comercio, não passa na TV ou cinema. Fonte Wikipédia), de 2002, que tem como característica drama, romance, mecha (robô gigante), Sci-fi (ficção cientifica), censura de 12 anos, veja a sinopse:

O projeto de exploração de Marte foi destruído por um ataque alienígena em 2039. Sete anos mais tarde, as Nações Unidas lançam uma missão de busca e destruição dos aliens no espaço profundo. Mikako e Noboru terminaram suas provas para entrarem na escola secundária... ou assim parecia ser. Entretanto Mikako é escolhida para participar como piloto desta missão, e isso os separa. Quando ela se encontra no espaço, sua única forma de comunicação é por e-mail, que demora cada vez mais para ir e vir, enquanto as naves espaciais viajam para fora do sistema solar. ( Fonte: Filmow)

Nos anos 90 e 2000 tinha muitos animes, filmes, série, de ficção cientifica, no espaço, vida em outro planeta, um anime que tinha neste estilo era Neon Genisis Evangelion, e filme Independence Day, e Vozes de uma Estrela Distante, segue o mesmo tema, com a mesmo estilo de narração de O Jardins das Palavras, com o foco nos personagens, desenvolvimento lento, divagação sobre a vida e existência, só que mais triste, já que os personagens principais estão anos luz de distancia.


O final não achei que fica certo, se a Mikako vai voltar para casa, e talvez o Noboru espere por ela. O fotografia para hoje não é das melhores, em comparação ao O jardim das Palavras, tem algumas cenas que naquela época devem ter sido elogiadas, mas o traço dos personagens são um pouco estranhos, desproporcional, minha reclamação é que a roupa da Mikako poderiam ter sido mudada quando ela entrou para a missão, ela ficou com o uniforme escolar o filme todo, não que o Noboru tenha trocado muitas roupas (também acho que não, ele só aumentou de tamanho para representar que ele ficou adulto), eu até entendo que eles queria que representasse que ela não tinha mudado, que ainda tinha 15 anos, por causa do tempo e espaço são diferentes quando saímos da terra.



Com 25 minutos, eu achei que a OVA ficou faltando alguma coisa, alguma explicação, sobre os aliens ou sobre o que exatamente os humanos estavam querendo ficar vagando pelo o espaço os caçando. Quem sabe talvez algum comentário de como era a vida no futuro na terra, pois além dos aliens e dos mechas, parece que era tudo como se fosse no ano que saiu a OVA. Gostaria de ter tido algo mais.

Mas algo que tenho a certeza de dizer é que, em  11 anos: o diretor mais a tecnologias deram um salto enorme, você vê nitidamente que o Jardim das Palavras é o que tem de melhor, e provavelmente Vozes de uma Estrela Distante, era o melhor que tinha para 2002.

Trailer 



Como será que, daqui a 10 anos como vai estar a animação? Com a resolução 4K com certeza será algo tão extraordinário.


Bjokas Sonhadores e até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário

Olá Sonhadores! Que bom que você chegou até aqui, espero que tenha gostado da postagem! Quer me dizer o que achou? Eu vou ficar muito feliz.
Pode ser uma sugestão, uma critica, até mesmo um oi, não se sintam acanhados, deixe-me saber o que vocês estão pensando :)
Bjokas!

 
Sonhos do Inverno Blogger Template by Ipietoon Blogger Template