terça-feira, 26 de julho de 2016

Mangá - Solanin - Inio Asano

Mangá - Solanin de Inio Asano Vol. 1 e 2

"De zero... Se unindo a zero... Formando o infinito"

Olá Sonhadores, como vão vocês?  

Todos ansiosos e apreensivos com as Olimpíadas, a tocha já passou pela minha cidade, mais ainda está aquele clima de descrença com as Olimpíadasse irá acontecer realmente, não sou de ter pensamentos negativos, mais estou um pouco com medo do que pode acontecer, mesmo os jornais noticiando que estão o Brasil está seguro e tem toda a Segurança do país e fora do país protegendo a gente.  Vamos torcer para que nada acontece e que possamos apreciar o espetáculo. 

Bem, vamos para o mundo oriental, hoje iremos conhecer mangá Solanin do magaka Inio Asano lançado no Brasil em 2011 pela Editora L&PM.  Solanin é um Seinen  com drama e slice of life, acompanhe a sinopse:  

A Série L&PM Pocket Mangá traz ao leitor brasileiro as melhores histórias e autores de quadrinhos do Oriente, com opções para todas as idades. Em Solanin 1, do premiado quadrinista japonês Inio Asano, o jovem casal de namorados Meiko e Taneda decide dar uma virada em suas vidas e ir atrás de seus sonhos de música e liberdade. 

Eu já li Solanin faz um tempão, mais eu sempre guardo com carrinho esse mangá. Eu li ele quando estava entrando na faculdade, então todos os seu sonhos e expectativas na vida esta todos fantasiados na sua cabeça e muitas vezes você acredita que tudo aqui vai acontecer, mas com o tempo vemos que não é bem assim que a vida funciona.   

Nessa época estamos abrindo nossas assas para voar sozinho, achamos que tudo é possível e que nada vai atrapalhar. No meu primeiro ano na faculdade eu descobri que tinha que voltar a fazer quimioterapia, mas eu sempre quis fui nas aulas a noite (fazia as quimios de manhã) para o desespero da minha mãe. (haha) Claro que eu fui nas primeiras vezes, eu estava disposta, mais depois eu não tinha mais força para ir, só queria ficar em casa dormindo, mais eu passei os semestre daquele ano com notas boas (Essa é a parte importante). Mais minha historia agora não vem ao caso, mais sim a nossa precessão da vida.  


Meiko a nossa querida protagonista está frustrada com a sua vida, depois de terminar a faculdade ela achou que iria ter um grande emprego, mais não foi o que aconteceu, ela trabalha num escritório com muita papelada burocrática. E  a sua vida passar na sua frente sem poder aproveitar do jeito que ela quer quem nunca passou por essa sensação, assim como seu namorado Taneda, que trabalha numa empresa de desing muito pequena, o salario dos dois quase não da para manter o apartamento em que moram desde que terminaram a faculdade, que é uma realidade praticamente de todo jovem do mundo. 

O Taneda na faculdade tinha um sonho de ter uma banda famosa com os seus amigos, Meiko vê essa oportunidade de sair da mesmice e incentiva Taneda a retomar a banda com os seus amigos. E eles correm a atras de uma produtora para lançar a banda. Eu não vou falar muito mais se não vai ter muitos spolier e esse é um das estorias que  gosto de deixar mistério para os leitores.

No final do primeiro volume acontece uma coisa, que eu não acreditei quando li, eu achei que no volume dois daria uma explicação e tudo estaria bem, mais não ocorreu, eu fiquei bem sentida, eu queria que não fosse verdade.  O segundo volume vemos a Meiko superando os acontecimentos do volume anterior, dos seus pensamentos de culpa e aceitação da situação. E o mais importante o seu amadurecimento como pessoa. 

"Na verdade não importa. Tanto faz que a jornada seja dura… Ou que acabamos no fim do mundo. O que eu quero é estar com você."

Solanin é um mangá que faz você fazer reflexão sobre a vida, de como está sua vida e de como você queria que ela estivesse. É tão suave e denso ao mesmo tempo, o relacionamento da Meiko e Taneda é mostrado de uma forma tão natural, todas as palavras de amor e conforto, os toques e os sorrisos eles eram um casal que se amava muito. 

Eu gosto muito desse do traço  aredondado do Inio Asano, a forma do rosto e dos olhos, é muito bonito e limpo. Cada detalhes do ambiente, ressalta dos personagens, há algumas sequencias de quadros sem balões de diálogos, que transmitem muito mais os sentimentos do de que qualquer palavra. Aquela velha frase uma imagem vale mais do que mil palavras.


Eu recomendo muito a lerem Solanin, vai ser uma leitura arrebatadora, e com risco que caírem água dos seu olhos. A gramatura do papel é muito boa, como ele é uma versão pocket é menor do que um mangá comum, e eu acho isso um pouco ruim na L&PM, poderiam criar um selo somente de mangá e lançarem com o tamanho padrão ou maior, o valor dele está por volta dos R$ 13,00 reais cada volume.

"Quando somos jovens achamos que só exste uma maneira de sermos felizes, e que essa maneira é a mais complicada possível. Mas eu garanto: é muito mais simples do que imagina."

Bjokas Sonhadores, até a próxima! 

0 comentários:

Postar um comentário

Olá Sonhadores! Que bom que você chegou até aqui, espero que tenha gostado da postagem! Quer me dizer o que achou? Eu vou ficar muito feliz.
Pode ser uma sugestão, uma critica, até mesmo um oi, não se sintam acanhados, deixe-me saber o que vocês estão pensando :)
Bjokas!

 
Sonhos do Inverno Blogger Template by Ipietoon Blogger Template