segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Livro - O Ladrão de Raios - Percy Jackson e os Olimpianos - Rick Riordan

Ladrão de Raios - Percy Jackson e os Olimpianos de Rick Riordan

" - Não existe almoço grátis. É um antigo ditado grego que se aplica perfeitamente hoje em dia. Haverá um preço. Aguarde."
Olá Sonhadores, tudo bem com vocês?

Começando agosto com um livro que minha amiga já tinha me recomendado e me emprestou os livros, Prii, sua linda, e isso já faz um bom tempo, mais agora eu finalmente tomei vergonha na cara para ler.  

O Ladrão de Raios, é o primeiro volume da serie Percy Jackson e os Olimpianos, do escritor americano Rick Riordan, lançado no Brasil em 2008 pela Editora Intrínseca, o livro é um infanto-juvenil com mitologia grega, aventura e mistério. Segue a sinopse do primeiro livro:  


Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.  O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses. (Fonte: Skoob)


É claro que praticamente todo mundo já ouviu falar de Percy Jackson, é um dos livro mais conhecidos como Harry Potter, então Duuda porque você demorou tanto tempo para ler? Bem, é porque tem os filmes. Eu prefiro ver o filme e depois ler os livros, sim eu faço isso, como fiz com Harry Potter, mais Duuda os livros são bem melhores do que os filmes e blábláblá, eu sei disso sonhadores, mais a minha cabeça funciona assim (haha).  Recentemente eu vi alguns comentários pela imensidão da internet de que não haveria mais filmes de Percy Jackson e iriam fazer uma serie para TV que também não está bem confirmado. E eu vi a oportunidade de ler os livros, já que os filmes estão nesse limbo de informações. 

Como eu já disse em outras postagem, eu não gosto de chamar de resenha (por isso não está nem no titulo) o que eu falo dos  livros, porque não é uma resenha realmente, eu gosto falar minhas experiência e sentimentos que tive quando estava lendo o livro. Cuidado pode haver spoiler 

Primeiramente devo dizer, Santa Biblioteca, o primeiro filme é todo errado. Agora dou razão para os fãs reclamarem tanto, o filme não tem a essência que é o livro,  se eles colocassem outro nome no filme iria parecer um roteiro original praticamente. Uma coisas é você adaptar o roteiro para se encaixar melhor na mídia cinema, mais mudar os fatos, não apresentar alguns personagem ou acrescentar personagem e ideias, fazer uma misturada que parece que foi feito tudo as pressas, eu não uma coisa inteligente de fazer, e eu não sei como eles ainda ficam indignados que não deu lucro e não endentem como não virou sucesso. É uma pena, pois poderia ser um grande sucesso, apesar de eu gostar do filme (hehe).  


"Ser um Meio-sangue é perigoso. É assustador. Na maioria das vezes, acaba com a gente de um jeito penoso e detestável."

Eu gostei muito de ler O Ladrão de Raios, é uma leitura gostoso, divertida, a escrita do Rick Riordan é bem simples, mais não deixa de ser rica em conteúdo, temos muito mitos e lendas da mitologia grega, alguns a gente já conhece e outros são tudo novidade, e por isso atiça nossa curiosidade, dei muitas risadas, apesar de eu já saber como é mais ou menos o enredo, eu fui surpreendida, muitas vezes, é claro que temos o clichês: profecia do protagonista para salvar o mundo. Mas mesmo assim não fui um incomodo, até pelo contexto, na mitologia grega têm muitas profecias.   

Outra coisa que eu gosto que o Tio Rick faz é contar a estoria como ela já aconteceu, o livro é de primeira pessoa com o Percy contando, mais o tempo é sempre no passado, parece que esta escrevendo um tipo de diário para alguém depois dele ler, acontece isso também na serie As Cronicas dos Kane, a Sadie e o Carter contam as estoria em forma de gravações.

Claro que você algumas semelhanças com a serie de Harry Potter, como foi lançado depois desse grande sucesso, é quase impossível não lembrar enquanto você está lendo, mais no decorrer do livro vai se afastando aos poucos e acredito que no decorrer da serie o distanciamento vai ser maior.  


"É realmente incrível até que ponto os seres humanos podem ir para adaptar as situações à sua concepção de realidade." 

Percy é um protagonista divertido, corajoso e boca grande, ele caio de paraquedas no mundo dos deuses, até lidou bem com situação, até porque ele sempre soube que tinha algo de errado com ele. Grover, o sátiro atrapalhado e melhor amigo de Percy e Annabeth, filha de Atena, a mente pensante do trio. Os três tem um bom entrosamento que com ao decorrer do livro vai ser solidificando a amizade. Acho que desde o primeiro livro todo mundo ficou torcendo para o Percy e Annabeth ficam junto, se ele ficasse com a Clarisse realmente iria ser uma reviravolta.

Apareceram vários deuses, Zeus, Poseidon, Dionísio, Ares, Hades, cada um com sua personalidades próprias, eu ri muito com o Sr. D, serzinho rabugento esse.  Falando em Hades, a parte onde o nosso Trio vão para o mundo inferior, está mais explicada, eu nunca entendi aquela cena do filme que parece a Perséfone, sempre me pareceu deslocada, agora ficou claro, porque ela não era para ela estar lá mesmo. 

Gostei também da explicação para o Olimpo ser nos EUA, todas as grandes nações, os deuses estavam anteriormente, foi bem pensado e faz todo o sentido, gosto quando o autor usa o real para dar sentido a ficção e vise e verça. 

Uma coisa que eu entendi finalmente, foi as piadas sobre comida azul, foi como se minha mente tivesse se aberto e tudo agora fez sentido (haha). 



Eu gosto muito das folhas do miolo da Intrínseca, ela sempre acerta, a gramatura boa, e a cor do amarelo da folha é ótima. 

Eu estou ansiosa para ler o próximo livro para saber da próxima aventura de Percy vai ser meter, e qual vai ser a próxima profecia. 

Bjokas Sonhadores e até a próxima!

"O mar não gosta de ser contido."

4 comentários:

  1. Eu amo Percy Jackson *-* Li o livro a bastante tempo é estou louca para reler. Adorei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado, estou gostando muito dos livros :)

      Bjokas ^.^

      Excluir
  2. Hahaha. Muito bom o livro né? Só vai melhorando :P
    O filme é horrível né. Eu também vi o filme primeiro, gostei e fui ler, depois odiei o filme. Hahahaha
    Adoro o Hades :)
    Rick lindo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei *----*
      Me deixa viciada hahahaha
      O filme realmente é ruim como adaptação, eu nem sou chata com isso, mais poxa, não dá para engolir aquilo.
      O Hades é muito engraçado ;P

      Bjokas ;)

      Excluir

Olá Sonhadores! Que bom que você chegou até aqui, espero que tenha gostado da postagem! Quer me dizer o que achou? Eu vou ficar muito feliz.
Pode ser uma sugestão, uma critica, até mesmo um oi, não se sintam acanhados, deixe-me saber o que vocês estão pensando :)
Bjokas!

 
Sonhos do Inverno Blogger Template by Ipietoon Blogger Template