quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Na Cozinha - Receita: Almôndegas de Forno com Molho de Tomate Caseiro

Almôndegas de Forno com Molho de Tomate Caseiro
Olá Sonhadores, como vão vocês?

Vamos começar a semana com coisa boa: comida! Hoje tem receita preparada por mim! Sim, eu cozinho e não queimei a comida ou meus dedos. Eu não sou uma cozinheira, eu faço uma bagunça, sou muito estabanada. Essa receita é uma boa pedida para reduzir a quantidade de fritura, claro que não conseguimos tirar totalmente, mas é um porção muito menor que colocar as almôndegas para fritar e o molho de tomate é totalmente natural e da para fazer varias opções de pratos. 

Eu vou explicar a receita passo a passo, ela é bem fácil em 1 hora você consegue fazer ela toda, e para pessoas desprovidas de habilidade culinária como eu, é o momento de você se realizar (haha).

Ingredientes 
Carne:
400g de carne moída
Açafrão (a gosto)
Cominho (a gosto)
Mangueirão (a gosto)
Sal (a gosto)

Molho de Tomate: 
2 tomates medios
2 cebolas medias
1/2 Pimentão
Orégano (a gosto)
Folha de louro (a gosto)
Sal (a gosto)
1 colher de chá de Azeite de Oliva

Modo de Preparo 
A carne moída de sua preferencia, não me lembro qual tipo que eu usei, tem gente de deixa descongelando com o tempo até a carne soltar e tem gente que descongela no microondas, como eu não gosto do microondas, e não tive tempo de deixar descongelando naturalmente, meu método é colocar água morna (pois se você colocar água quente a carne vai cozinhar) em uma vasilha e colocar a carne, e deixar um tempo, depois pegue outra vasilha vazia e vai "descolando" a carne descongelada da congelada, pode demorar um pouco,fique colocando água morna quando a água da carne esfriar, assim a carne vai ficar toda soltinha, porque o que eu mais odeio é carne moída que tem aquele aglomerada de carne que não descongelou direito. Sim, sou bem chata com carne!
Enquanto você espera a carne descongelar, corte os tomates, as cebolas e o pimentão. Corte em faias grandes pois eles vão para o liquidificador. 
Separe o tomate, a cebola e o pimentão de forma que seja fácil de pegar quando você for colocar no liquidificador, você pode colocar outros ingredientes no molho, claro sem tirar o tomate, eu fiz com o que eu tinha em casa. Esse molho de tomate eu retirei da receita que eu vi no Canal do You Tube Cozinha Bach, onde a Simone que é nutricionista mostra como fazer refeições para a semana, e tem a receita do molho de tomate. 
Depois que a carne descongelar você tempera, eu usei somente os temperos: açafrão, cominho, manjericão e sal, mais também pode colocar cebola, cebolinha, tomate, e outros temperos. Eu não coloquei porque eu queria que só tivesse a carne. Misture e acrescente o trigo, eu gosto de colocar só o trigo, tem gente que colocar no ovo e na faria de rosca, (não sei se em todo Brasil é conhecido como faria de rosca, mas vamos explicar: a faria é feita, com pão torrado), também pode, faça do jeito que você gostar. 
Assim que misturar a carne com os temperos e o trigo para dar liga, unte a forma com azeite, eu usei o azeite de oliva, mais pode ser o o comum, ou outro método para não grudar a carne na forma, já que vai assar no forno. 
Forme as bolinhas da carne na forma, e cuidado para não encostar uma na outra, depois que posicionar a carne na forma, coloque um pouquinho do azeite em cima dos bolinhos para ajudar a assar. Com o forno aquecido, pelo menos uns 10 minutos, deixe assando por 20 minutos com a temperatura entre 150ºC à 200ºC. 
Enquanto aguardamos a carne no forno, pegue o liquidificador, acrescente o tomate e o pimentão, coloque aos poucos, no começo vai parecer que não vai dar certo, mas quando você for colocando o restante dos ingredientes, principalmente a cebola, com o próprio suco deles, vai dando liga. 
Quando terminar de misturar no liquidificar, vai ficar nesta mistura pastosa, coloque numa panela num fogo médio, acrescente, a colher de chá do azeite do oliva, o orégano, folha de louro e o sal. Pode acrescentar um pouco de água para não deixar tão concentrado, fique sempre mexendo pois ele pode queimar facilmente entre 10 à 15 minutos, quando a cor ficar um pouco mais escura já esta num ponto bom. 
Retire com cuidado a carne da forma, pois mesmo o óleo na forma, as vezes gruda, apesar dessa aparência feia, ficou bem gostoso, coloque num prato e jogue por cima o molho de tomate. E está prontinho para comer. 
Eu comi com pão, não tem coisa melhor do que pão com carne (haha), essa quantidade deu para 3 pessoas e sobrou. Eu também usei o molho de tomate para fazer o molho do macarrão. Eu até me surpreendi quando terminei, não sou um caso tão perdido assim na cozinha. 

Espero que tenham gostado da receita, vou tentar trazer mais das minhas façanhas na cozinha. E se tiver alguma dica sobre cozinhar, por favor me digam (hehe).

Bjokas Sonhadores e até a próxima! 

0 comentários:

Postar um comentário

Olá Sonhadores! Que bom que você chegou até aqui, espero que tenha gostado da postagem! Quer me dizer o que achou? Eu vou ficar muito feliz.
Pode ser uma sugestão, uma critica, até mesmo um oi, não se sintam acanhados, deixe-me saber o que vocês estão pensando :)
Bjokas!

 
Sonhos do Inverno Blogger Template by Ipietoon Blogger Template