domingo, 11 de dezembro de 2016

Livro - Diga aos lobos que estou em casa - Carol Rifka Brunt

Diga aos lobos que estou em casa - Carol Rifka Brunt
"- Havia alguma coisa tão elétrica naquilo. Tão perigosa. Aqueles pequenos toques eram tudo. Eu vivia para eles. Você pode construir um mundo inteiro em volta dos menores toques. Sabia disso? Consegue imaginar? 

Olá Sonhadores, como vão vocês?

Eu estou sumida eu sei, muitas coisas acontecendo, final de ano sempre é uma loucura. Não sei se é o calor, tenho a completa certeza, ou porque o ano esta acabando, que todo muito fica agitado, e fica tentando fazer o que não fez durante o ano, enfim, vamos ao que interessa. Hoje temos livro!  

Diga aos lobos que estou em casa, é um livro único da autora americana Carol Rifka Brunt, lançado no Brasil em 2014, pela Editora Novo Conceito, com 464 páginas e é narrado em primeira pessoa. O livro é um Jovem Adulto, com drama e romance, com muita probabilidade de caírem água dos seus olhos. Cuidado com os spoiler se você não leu. Vamos conhecer a sinopse:
1987. Só existe uma pessoa no mundo inteiro que compreende June Elbus, de 14 anos. Essa pessoa é o seu tio, o renomado pintor Finn Weiss. Tímida na escola, vivendo uma relação distante com a irmã mais velha, June só se sente “ela mesma” na companhia de Finn; ele é seu padrinho, seu confidente e seu melhor amigo. Quando o tio morre precocemente de uma doença sobre a qual a mãe de June prefere não falar, o mundo da garota desaba. Porém, a morte de Finn traz uma surpresa para a vida de June – alguém que a ajudará a curar a sua dor e a reavaliar o que ela pensa saber sobre Finn, sobre sua família e sobre si mesma. No funeral, June observa um homem desconhecido que não tem coragem de se juntar aos familiares de Finn. Dias depois, ela recebe um pacote pelo correio. Dentro dele há um lindo bule que pertenceu a seu tio e um bilhete de Toby, o homem que apareceu no funeral, pedindo uma oportunidade para encontrá-la. À medida que os dois se aproximam, June descobre que não é a única que tem saudades de Finn. Se ela conseguir confiar realmente no inesperado novo amigo, ele poderá se tornar a pessoa mais importante do mundo para June. "Diga Aos Lobos Que Estou Em Casa" é uma história sensível que fala de amadurecimento, perda do amor e reencontro, um retrato inesquecível sobre a maneira como a compaixão pode nos reconstruir. (Fonte: Skoob 

Quando eu li a sinopse eu fiquei muito interessada no livro, não é um livro que eu leio normalmente, já devem ter percebido que eu gosto muito da fantasia, não leio muito livros de cotidiano não fazem muito a minha praia, mais essa sinopse fez com que eu ficasse com a pulga atrás da orelha e resolvi colocar na linha listinha de quero ler.  
Diga aos lobos que estou em casa, é aquele tipo de livro que você não fica feliz quando ler, não da aquele sorrisinho no meio do livro quando alguma coisas acontece. Mesmo que você já saiba o que vai acontecer, você fica ansioso para não acontecer, porque você sabe das consequências. Cada vez que eu lia eu me sentia angustiada, a morte nunca é algo que a gente se acostuma, quando é súbito, nos ficamos atordoados demais para pensar em alguma coisas, mas quando sabemos que alguém aos poucos está morrendo a dor e sofrimento é muito maior, muitos pensamentos passam pela cabeça  

Eu fiquei muito emocionada em algumas parte, tive que parar de ler, se eu continuasse a ler, com certeza iria chorar, quando eu choro parece que eu abro a torneira e esqueço de fechar. June é a nossa protagonista de 14 anos muito confusa como todo adolescente é, e mesmo com toda a sua confusão não é chata, você entende todos seu sentimentos e a suas ações. O seu melhor amigo, seu tio Finn morreu. Todas as coisas  legais que eles faziam junto, não vão fazer mais, todo aquele mundo de eles criaram não existe mais.  
"[...] Ser arte parecia que poderia ser como ter uma doença. De repente, você se torna um tipo de espécime a ser discutido, analisado, especulado. Eu não precisava de pessoas olhando para mim, tentando adivinhar o que eu estou pensando. [...]"
June, conta todas as coisas incríveis que ela fez com o seu tio Finn, o quão legal ele era, que eles sabia coisas que ninguém mais sabia, mas depois que ele morreu todas essas coisas pareceram não ser do jeito que ela imaginava. June descreve Finn de uma forma que você quer ter um tio Finn para você, para fazerem todas as coisas que eles faziam. 

Uns dos temas marcantes do livro é a AIDS, que naquela época, o livro se passa no final da década de 80, era um tabu e ainda hoje é, mais de níveis diferentes, pois nos anos 80 ninguém sabia muito bem o que era, só sabia quem tinha, morria e que se você soubesse que alguém tinha não chegava perto dele para não correr o risco de pegar. Hoje em dia tem muitos medicamentos que o paciente tem uma sobrevida maior, mais ainda sim tem muito preconceito.   
Como todo mundo, June sabia da AIDS o que falavam na TV ou no jornal, ninguém falava disso em casa ou nas escolas. Quando sua mãe falou que o seu tio tinha AIDS, ela já sabia que ele iria morrer.  
Por esse motivo Finn decidiu fazer um retrato da June e da Greta, sua irmã mais velha malvada, que leva o novo do titulo do livro, era o ultimo registro de Finn no mundo. 

Outro ponto forte do livro é sobre os relacionamentos homoafetido, todo  mundo da família sabia que Finn era gay, mais todo mundo fingia que não fosse verdade, como se esse tipo de pensamento nunca passou pela suas cabeças, e como ele era um artistas famoso, ele tinha lá suas peculiaridade.

No decorrer do livro da para sentir o amadurecimento da June, quando ela descobre que as coisas legais que la fazia com o seu Tio Finn, não era somente Finn que ela estava vendo, tinha um pitada de Toby em toda parte da vida de Finn e aos poucos June foi reconhecendo. E também o seu relacionalmente com Greta, que parece que a cada dia esta desmoronando e June não sebe o que pensar sobre sua irmã.
"[...] Eu queria dizer: É claro que sei disso. Sei tudo sobre coisas muitos pequenas. Proporção. Sei tudo sobre amor grande demais para ficar em um baldezinho. Derramando-se por toda parte da maneira mais constrangeras possível. [...]"
No livro há vários questões interessante que são abordas, ciume, inveja, família e o amor. Amor de todas as fomas, a June descobre que existe muitas formas de amor, e que elas são demostradas de formas diferente, ela amava o seu tio Finn e passou a amar Toby, mesmo em tão pouco tempo que eles tiveram chegar de se conhecer. Um amor puro e inocente, que não vê o preconceito somente as coisas boas e bonitas do mundo.

Eu não quero falar muito dos detalhes se não eu vou ficar dando muito spoiler, eu sei que dou muito spoiler quando eu falo sobre algum livro, mas Diga aos lobos que estou em casa, cada pedacinho vai construindo a historia, e você vai se apegando a cada personagens, dá para entender todos os motivos, os erros e a redenção de cada um. 

Fiquei muito feliz e mesmo triste de ter lido esse livro, fechou meu ano com muitas estrelas, eu quero incluir na minha meta do ano que vem, livros que me deixem com essa sensação: triste, mais feliz. 

"[...] Acho que a ideia é que os oposto se atraem, mais não acho que seja assim na vida real. Acho que, na vida real, as pessoas querem alguém que seja o mais parecido possível com elas. Alguém que pudesse entender exatamente com elas pensam."

Bjokas Sonhadores até a próxima! 

2 comentários:

  1. Olá, Duuda! Amei tua resenha. Confesso que o livro já me atrai só pela capa, achei fofa, mas vi que ele pode ser bem triste também. Mas eu gosto de livros assim, livros que sejam tão bons a ponto de causar emoção no leitor, esses são os melhores.

    Achei te blog super fofo! Estou seguindo.
    Deixo o link do meu pro caso de você gostar e querer seguir, eu seria muito grata: EU SOU UM POUCO DE CADA LIVRO QUE LI

    Um beijão!

    ResponderExcluir
  2. Olá :) Que bom que você gostou *--*
    Quando eu vi a capa do livro pela primeira vez, eu fiquei tão curiosa, que eu já queria ler antes de ler a sinopse. Diga os lobos que estou em casa, é um livro que você tem uma montanha russa de sentimentos.

    Eu fui dar um olhadinha no seu blog e já fiquei por lá hehe
    Já to seguindo ;)

    Bjokas!

    ResponderExcluir

Olá Sonhadores! Que bom que você chegou até aqui, espero que tenha gostado da postagem! Quer me dizer o que achou? Eu vou ficar muito feliz.
Pode ser uma sugestão, uma critica, até mesmo um oi, não se sintam acanhados, deixe-me saber o que vocês estão pensando :)
Bjokas!

 
Sonhos do Inverno Blogger Template by Ipietoon Blogger Template